Scanner de mão Portatil

Nobreak

Câmera Genius 10MP

Roteador USB p/ rede 3G

Roteador ou Access Point? (14/01/10)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Roteador é um equipamento que interliga duas redes. Uma rede pode ter apenas um computador, como é frequente em redes domésticas, a outra rede pode ser a internet.

O roteador funciona como um "guarda de trânsito" que pega as mensagens e aponta para que caminho elas devem seguir. Numa rede local, quando um computador manda uma mensagem para outro computador na mesma rede (por exemplo, um arquivo é copiado de um computador de um departamento para outro), os dados são transferidos diretamente, computador a computador.



Quando a mensagem precisa seguir para um computador que fica em outra rede, o roteador é acionado. A mensagem é repassada para o roteador que se encarrega de entregar ao computador destino. o computador remetente não precisa saber em detalhes onde fica e a qual rede está ligado o computador destino. O remetente simplesmente repassa para o roteador e ele se vira.

Roteadores permitem que a conexão com a internet seja compartilhada entre vários computadores que formam a rede local. O roteador funcionará como um "intermediário" entre os computadores e a internet. Para a internet é como se apenas um dispositivo a estivesse acessando. Por traz do roteador, dezenas, as vezes centenas, de computadores estào ligados.

Um roteador pode ser comparado a uma central telefônica de uma empresa. Quando alguém quer ligar para outro telefone FORA da empresa, essa ligação passa pela central que se encarrega de conectar o telefone interno ao telefone da outra pessoa, onde quer que este esteja.



Já um access point é um equipamento que interliga dispositivos de rede sem utilizar fios. Um access point funciona mais como um hub. Ele não tem lá muita inteligëncia. Ele simplesmente recebe os pacotes via rádio e os retransmite para a redondeza.

Um access point funciona como aqueles interfones antigos de prédios/condomínios, funciona como se fora uma extensão de uma linha telefônica.

Os access points não fazem o despacho seletivo de mensagens, não são capazes por si só de compartilharem o acesso a internet. São mais baratos por causa dessas limitações.

Confira as opções wireless de Roteadores e Access Point na Loja Virtual Deltatronic

0 comentários:

Postar um comentário