Scanner de mão Portatil

Nobreak

Câmera Genius 10MP

Roteador USB p/ rede 3G

Inaugurada em Porto Alegre a primeira fábrica de chips da Amérca Latina (09/02/10)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Com a intenção de ampliar o acesso à banda larga no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, na última sexta-feira, em Porto Alegre, a Ceitec, primeira fábrica avançada de tecnologia eletrônica na América Latina capaz de produzir chips.

A Ceitec é uma empresa estatal, vinculada ao ministério da Ciência e Tecnologia, criada por decreto presidencial no final de 2008. O Governo já investiu R$ 400 milhões com o objetivo de desenvolver o país no terreno da tecnologia, semicondutores, e ampliar o acesso à internet em banda larga em todo o país. Um estudo pretende fazer com que a Telebrás inicie esse processo.

Para isso, a Ceitec deve compor parcerias com outras empresas de tecnologia e a demanda deve seguir critérios de necessidade. "Precisamos agora, praticamente, enquadrar o governo e as instituições brasileiras para comprar o que a gente precisa na Ceitec", disse Lula. Para começar, as própria instituições brasileiras, como a casa da Moeda, o banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Previdência poderão ser clientes da Ceitec.

Como a Ceitec é uma empresa estatal, o projeto do Governo Lula recebeu algumas críticas. Mas o presidente disse em discurso que a proposta é fazer com que as empresas privadas fechem parcerias com o próprio governo. "Não queremos estatizar por estatizar", completou. E explicou que a nova empresa estatal vai essencialmente buscar o lucro. (Márcia de Lemos)

0 comentários:

Postar um comentário