Scanner de mão Portatil

Nobreak

Câmera Genius 10MP

Roteador USB p/ rede 3G

Tudo wireless! Em breve os fios serão coisa do passado

segunda-feira, 22 de março de 2010

Em casa ou no escritório todo mundo já desejou um dia não ter mais que lidar com as milhares de conexões e milhares de fios que se espalham para todos os lados vindos de todos os aparelhos.

Por isso, entre os grandes avanços tecnológicos dos últimos tempos, está o desenvolvimento da comunicação, transmissão de dados e conexões do tipo Wireless (rede sem fio) para atender a necessidade de tantos usuários.

Já existem vários tipos de wireless para promover a flexibilidade de movimentação principalmente de equipamentos de informática dentro de escritórios, universidades, em casa ou outros locais onde o cabeamento não poderia ser utilizado. Assim é o mundo móvel, redes sem fio que permitem o uso em qualquer lugar onde não se tem uma rede cabeada.

Com o tempo e a elevação da taxa de transferência de dados, que passou a atingir Mbps, a rede wireless passou de sonho a realidade. Além dos usuais computadores, a tecnologia sem fio possibilitou a comunicação entre dispositivos sem fio, permitindo o uso remoto de equipamentos domésticos e periféricos (teclado, mouse, impressoras, etc) aos computadores.

Já é comum em muitas casas o uso de roteadores nas casas para distribuir os sinais da internet. Mas não vai ficar só por aí. Em breve, um único equipamento poderá fazer não só a transmissão de dados, mas também transmitir sinais de televisores digitais e aparelhos eletrônicos diversos.

A chamada casa do futuro, ou escritório inteligente terá enfim uma nova tecnologia wireless mais avançada capaz de realizar a conversão de sinais de radiofrequência, sem interferências ou bloqueios físicos. Esse tipo de wireless vai usar o laser como base, emitindo pulsos acelerados e permitindo a emissão e a recepção a partir de uma estação base pequena o bastante para fazer parte de um computador.

Assim, a partir de um computador, o processamento das informações poderá ser centralizado e distribuído nos demais equipamentos eletrônicos do ambiente.

Futuro distante? Nem tanto. A necessidade já se faz presente e pesquisadores já estão trabalhando para tornar os fios um objeto do passado. (Márcia de Lemos)

0 comentários:

Postar um comentário