
Para isso, a transmissão deve ser feita através do ATA (Gateway), equipamento que transforma a voz em dados a serem enviados através da rede de comunicação até o local remoto. Lá estes pacotes de dados são novamente convertidos em voz para outro equipamento que também possui o ATA (Gateway). Com o VoIP, estes gateways são identificados na rede por seu endereço de IP fixo. A partir desta identificação é que ocorre a troca de dados.
Esses equipamentos não precisam ser necessariamente computadores. Eles podem estar ligados a telefones comuns ou PABX. Por isso, é possível fazer ligações para telefones comuns (equipados com o ATA) e é possível ligar para qualquer telefone fixo comum, celulares, outro aparelho VoIP da mesma operadora, computadores e usuários do Skype.
As ligações VoIP são atraentes porque podem ser feitas de graça, de VoIP para VoIP, para destinos no Brasil e no Mundo com tarifas bem mais baratas que ligações tradicionais. Por isso, já é utilizada em residências e empresas de todos os tamanhos.

Essa transmissão de voz sobre o protocolo IP (VoIP) facilita e corta os custos de chamadas telefônicas entre empresas filiais e matriz, em ligações de curta ou longa distância, seja com voz ou vídeos transmitidos pela mesma rede baseada em protocolo IP.
VoIP entre Computadores
Para fazer uma conversação VoIP usando dois computadores, são utilizados programas que transformam os dados de áudio capturados pela placa de áudio e convertidos em dados. O outro computador os recebe, decodifica novamente em voz e o áudio é emitido então pelos alto-falantes através da placa de som. Algumas empresas oferecem programas gratuitos para o VoIP, como o Yahoo e MSN. A conversação é gratuita. O único custo é com a própria Internet.
Telefones VoIP

O único ponto negativo do uso do VoIP está na qualidade da transmissão do áudio, mas isso, claro, depende da sua conexão de banda larga e do congestionamento da Rede. (Márcia de Lemos)
Confira mais produtos VoIP na loja virtual Deltatronic
2 comentários:
A rede de telefonia convencional é um sistema bastante confiável. Estamos acostumados a sempre ter nossos telefones funcionando e prontos para fazer e reber chamadas. Talvez dos serviços públicos que utilizamos no nosso dia-a-dia, é o que esperamos o maior nível de confiabilidade. Mesmo durante um apagão de energia, nós esperamos que nossos telefones continuem a funcionar.
10 de maio de 2010 14:48Estamos acostumados a nossos email não funcionarem por 30 minutos, mas 30 minutos sem um sinal de discagem pode ser uma situação inaceitável para muitas pessoas. O alto preço das ligações na rede telefônica convencional é mais do que compensado pela sua confiabilidade. Já a internet é um sistema muito mais complexo e funciona com uma margem de erro muito maior.
este blog é uma porcaria
4 de outubro de 2011 12:43Postar um comentário