Considera-se a telefonia IP a agregação do VoIP com outros serviços agregados para a telefonia
O uso de VoIP provoca uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional.
A Internet representa a rede IP pública usada para comunicações VoIP. O usuário deve ter preferencialmente um acesso de banda larga (ADSL, cabo, rádio, Wimax, etc.) instalado para poder fazer uso do serviço VoIP.
As redes corporativas das empresas representam as redes privadas usadas para comunicações VoIP. Podem ser desde pequenas redes locais (LAN) até grandes redes corporativas (WAN) de empresas com presença global.
Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas. No entantoo chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.
Comparativo: Telefonia Convencional x VoIP
Característica
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Telefonia
Convencional
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Telefonia
VoIP
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Conexão
na casa do usuário
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Cabo
de cobre (par trançado)
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Banda
larga de Internet
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Falta
de Energia Elétrica
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Continua
funcional
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Pára
de funcionar
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Mobilidade
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Limitada
a casa do usuário
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Acesso
em qualquer lugar do mundo, desde que
conectado a Internet
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Número
Telefônico
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Associado
ao domicílio do usuário
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Associado à área
local do número contratado
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Chamadas
locais
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Área
local do domicílio do usuário
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Área
local do número contratado
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Os serviços VoIP não dependem da localização física do prestador do serviço VoIP ou do usuário para que o serviço seja utilizado. O número telefônico, no entanto, não é nômade e está associado à área local do número contratado.
Normalmente utilizam-se os seguintes tipos de telefones IP:
Computador: pode ser usado como telefone IP, desde que tenha uma placa de som, um microfone, alto falantes ou fones de ouvidos, e um programa do tipo softphone, que possui todos os recursos para funcionar como um telefone IP.
Adaptador para Telefone Analógico (ATA): é um dispositivo que funciona como um conversor de telefone IP para um telefone analógico convencional. O ATA é conectado a um acesso de banda larga (rede IP) e a um telefone analógico convencional, que pode ser usado normalmente para fazer e receber ligações do serviço VoIP contratado.
Telefone IP: é um telefone que possui todos os recursos necessários para um serviço VoIP. Para ser usado é necessário apenas conectá-lo a um acesso de banda larga (rede IP) para fazer e receber ligações do serviço VoIP.
Adaptador para Telefone Analógico (ATA): é um dispositivo que funciona como um conversor de telefone IP para um telefone analógico convencional. O ATA é conectado a um acesso de banda larga (rede IP) e a um telefone analógico convencional, que pode ser usado normalmente para fazer e receber ligações do serviço VoIP contratado.
Telefone IP: é um telefone que possui todos os recursos necessários para um serviço VoIP. Para ser usado é necessário apenas conectá-lo a um acesso de banda larga (rede IP) para fazer e receber ligações do serviço VoIP.
Fontes: Wikipedia/ Teleco
3 comentários:
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24 de setembro de 2012 08:43https://twitter.com/@ccom_brasil - ccom_brasil
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