Scanner de mão Portatil

Nobreak

Câmera Genius 10MP

Roteador USB p/ rede 3G

Voz sobre IP (VoIP)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Voz sobre IP (VoIP) é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

Considera-se a telefonia IP a agregação do VoIP com outros serviços agregados para a telefonia

O uso de VoIP provoca uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional.

A Internet representa a rede IP pública usada para comunicações VoIP. O usuário deve ter preferencialmente um acesso de banda larga (ADSL, cabo, rádio, Wimax, etc.) instalado para poder fazer uso do serviço VoIP.

As redes corporativas das empresas representam as redes privadas usadas para comunicações VoIP. Podem ser desde pequenas redes locais (LAN) até grandes redes corporativas (WAN) de empresas com presença global.

Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas. No entantoo chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.

Comparativo: Telefonia Convencional x VoIP
Característica
Telefonia Convencional
Telefonia VoIP
Conexão na casa do usuário
Cabo de cobre (par trançado)
Banda larga de Internet
Falta de Energia Elétrica
Continua funcional
Pára de funcionar
Mobilidade
Limitada a casa do usuário
Acesso em qualquer lugar do mundo, desde que conectado a Internet
Número Telefônico
Associado ao domicílio do usuário
Associado à área local do número contratado
Chamadas locais
Área local do domicílio do usuário
Área local do número contratado
     Fonte: Teleco

Os serviços VoIP não dependem da localização física do prestador do serviço VoIP ou do usuário para que o serviço seja utilizado. O número telefônico, no entanto, não é nômade e está associado à área local do número contratado.
 
Normalmente utilizam-se os seguintes tipos de telefones IP:
Computador: pode ser usado como telefone IP, desde que tenha uma placa de som, um microfone, alto falantes ou fones de ouvidos, e um programa do tipo softphone, que possui todos os recursos para funcionar como um telefone IP.
Adaptador para Telefone Analógico (ATA): é um dispositivo que funciona como um conversor de telefone IP para um telefone analógico convencional. O ATA é conectado a um acesso de banda larga (rede IP) e a um telefone analógico convencional, que pode ser usado normalmente para fazer e receber ligações do serviço VoIP contratado.
Telefone IP: é um telefone que possui todos os recursos necessários para um serviço VoIP. Para ser usado é necessário apenas conectá-lo a um acesso de banda larga (rede IP) para fazer e receber ligações do serviço VoIP.
Fontes: Wikipedia/ Teleco

3 comentários:

CCOM_Brasil disse...

Somos um dos maiores canais de produtos: Adobe, HP, IBM, Sony, 3COM, Microsoft, Apple e muito mais marcas! Nos sigam no twiiter ou acessem nosso site para aproveitarem as super promoções!

https://twitter.com/@ccom_brasil - ccom_brasil

www.ccom.com.br

24 de setembro de 2012 08:43
Cursos de Informática Online disse...

Sempre lemos os artigos de alta qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para conhecer nossa escola de Cursos de Informatica Online Antonio B Duarte Jr

11 de dezembro de 2012 02:47
compra seguidores disse...

Muito bom o post amei vou sempre visitar seu blog !!

5 de fevereiro de 2014 23:21

Postar um comentário